terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Cazuza: até que enfim



DVD
Pra Sempre (Universal Music/Globo Marcas)
2008

Resenha publicada originalmente no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 145 (setembro de 2008).




Finalmente chega ao mercado 'Pra Sempre Cazuza', o primeiro DVD da carreira solo do ex-vocalista do Barão Vermelho

Praticamente um ano após o lançamento da dobradinha CD/DVD Rock In Rio 1985, que registrava o antológico show do Barão Vermelho, ainda com Cazuza, naquele festival, chega às lojas o primeiro DVD da carreira solo do Exagerado. Pra Sempre é uma parceria da Universal Music com a Globo Marcas.

O audiovisual se divide em duas partes: as três canções que Cazuza apresentou no extinto programa “jovem” global Mixto Quente (o cartão-de-visitas “Exagerado”, a ótima “Medieval II” e “Por que a Gente é Assim?”, faixa de Maior Abandonado, o último álbum que ele gravou como vocalista do Barão); e o especial Uma Prova de Amor, exibido pela Rede Globo no finalzinho de 1988, que, no ano seguinte, virou um VHS intitulado O Tempo Não Pára.

Gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, Uma Prova de Amor (o supra-sumo desse DVD) é, na verdade, uma apresentação do show Ideologia, que foi a última – e definitiva – turnê do cantor. Em 1989, a temporada realizada no Canecão acabou se transformando no álbum Cazuza ao Vivo – O Tempo não Pára, o título de maior êxito comercial do poeta.

Com produção impecável de Ney Matogrosso, Ideologia passou pelas principais capitais brasileiras naquele ano, tornando-se rapidamente sucesso de público e crítica. Ciente da gravidade de sua doença, Cazuza quis “se despedir” em grande estilo. E assim o fez. Apesar de fisicamente frágil, o artista, inteiramente vestido de branco, arrebatou a platéia com um repertório irrepreensível.


Os duetos do DVD são um atrativo a mais

O primeiro número do espetáculo era “Vida Louca Vida”, parceria de Lobão e Bernardo Vilhena, originalmente lançada em Vida Bandida (1987). Diferentemente da gravação “irada” de Lobão, a canção recebeu de Cazuza uma versão cuja letra – por sinal, bastante condizente com o momento que ele atravessava – era quase recitada pelo poeta: “Vida, louca vida, vida breve / já que eu não posso te levar / quero que você me leve. / Vida, louca vida, vida imensa / ninguém vai nos perdoar / nosso crime não compensa”. Tiro e queda.

O show prossegue com “Boas Novas” (“Eu vi a cara da morte / e ela estava viva”), a pop “O Nosso Amor a Gente Inventa” e a emblemática “O Tempo não Pára”, entre outras. O especial de TV ainda contou com duetos que são um atrativo a mais.

Ao lado do anfitrião, Frejat e Sandra de Sá brilham em versões arrasadoras de “Ideologia” e “Blues da Piedade”, respectivamente. Gal Costa revive no palco o seu rascante – e bem-sucedido – registro de “Brasil”. E Simone, visivelmente emocionada, comove na leitura delicada de “Codinome Beija-Flor”.

Destaque também para “Todo Amor que Houver nessa Vida”, originalmente um rock do primeiro disco do Barão Vermelho, aqui presente em uma bela versão MPBística com acompanhamento de piano e harmônica. E, claro, para “Preciso Dizer que te Amo”, que jamais teve uma versão em estúdio do autor.


Os seis álbuns do artista serão relançados em uma caixa ainda esse ano

Nos extras, depoimentos de Caetano Veloso, além dos já mencionados Ney Matogrosso, Simone e Sandra de Sá, todos igualmente extraídos do especial Uma Prova de Amor, e os clipes de “Faz Parte do meu Show” e “O Mundo é um Moinho”, de Cartola – ambos do tempo em que a MTV ainda não havia chegado ao Brasil, e os clipes dos principais artistas nacionais eram produzidos pelo... Fantástico (!).

A lamentar, além do áudio 2.0, também a ausência – provavelmente por uma questão de (falta de) espaço – de duas faixas que integravam o supracitado VHS O Tempo Não Pára: o blues “Vida Fácil” e a impressionista “A Orelha de Eurídice”. E também a péssima qualidade de som de uma entrevista de Cazuza, circa 1985, também presente nos extras.

Apesar dos pequenos equívocos, Pra Sempre preenche uma grande lacuna na obra daquele que certamente foi um dos mais notáveis expoentes não apenas do BRock – mas da música brasileira. Se você é fã, compre ontem.


P.S.: a Universal prometeu relançar ainda esse ano, em um box, os seis álbuns solo de Cazuza. Para ficar completo, só iria faltar o DVD com o show da turnê do segundo disco do artista, Só se For A Dois, gravado no Teatro Ipanema, e exibido pela extinta TV Manchete em 1987. A versão áudio foi editada em 2005, no CD O Poeta Está Vivo. E o vídeo circula livremente pela internet...



Veja o vídeo da versão de Cazuza para “Vida Louca Vida”, de Lobão e Bernardo Vilhena.

Nenhum comentário: