quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Milton Nascimento: ‘pororoca’ de gênios


CD
Novas Bossas (EMI)
2008

Resenha publicada originalmente no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 143 (junho de 2008).


Em 'Novas Bossas', Milton abraça o DNA jobiniano

A primeira vez em que Milton Nascimento explicitou sua admiração pela música de Antônio Carlos Jobim foi em 1970, quando regravou “A Felicidade” em Milton, seu quarto álbum. Nem todos sabem, mas o cantor era considerado pelo autor de “Meditação” o melhor intérprete de suas canções. “O único que respeita as tonalidades originais”, dizia o Maestro Soberano. Por conta disso, Tom acalentava o desejo de que, um dia, Bituca regravasse – pasmem – toda a sua obra.

Seis anos após o seu último trabalho, o ótimo Pietá – e aproveitando os 50 anos da Bossa Nova –, Milton retribui o afeto e homenageia a memória de Jobim em Novas Bossas (EMI), gravado no estúdio que possui em sua casa, no Rio de Janeiro. O disco conta com a colaboração mais do que especial do Jobim Trio.

Formado por Paulo e Daniel Jobim – respectivamente, filho e neto de Tom – e Paulo Braga, o Jobim Trio acompanha Milton em versões corretas de clássicos jobinianos como “Samba do Avião”, “Chega de Saudade”, “Caminhos Cruzados” e “Inútil Paisagem”, entre outros. Destaque também para “Medo de Amar”, bissexta composição solitária de Vinícius de Moraes, “O Vento”, de Dorival Caymmi, e a inédita “Dias Azuis”, de Daniel Jobim.

Nesse projeto, Milton também relê canções suas como “Tudo O que Você Podia Ser”, “Cais” (ambas da obra-prima Clube da Esquina, de 1972) e “Tarde”, faixa gravada pela primeira vez em seu terceiro álbum, epônimo, de 1969.

Triste, no entanto, é perceber, em alguns momentos do álbum, que a performance vocal de Milton Nascimento já não é mais a mesma. Talvez por uma contingência etária – o artista completará 66 anos em outubro –, talvez pela batalha diária contra a diabetes. Entretanto, isso não desqualifica o trabalho. Muito pelo contrário. Afinal, 85% de Milton ainda é melhor do que muito cantor brasileiro elevado ao cubo...



Leia também:















Veja o vídeo de “Chega de Saudade:

Nenhum comentário: